sábado, 2 de abril de 2016

Páscoa em Monção

Fim de semana longo de Páscoa deu para rumar a Monção a visitar a família.
Apesar da chuva insistente ainda houve tempo para algum desenho.
O primeiro é quase um ex-libris de Monção: a estátua da Deu-La-Deu na praça do mesmo nome. Para a conhecerem e com a devida vénia, retirei do blog "Mulher Portuguesa" a seguinte descrição:
  • Defendeu a vila de Monção da invasão espanhola e a ela é dedicado o brasão de Monção. Lenda ou realidade, Deu-la-Deu Martins é uma figura conceituada e que ficou para sempre na História de Portugal. No século XIV Monção foi cercada pelos soldados de Castela em virtude da guerra que decorria entre D. Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. É desta altura que data a lenda de Deu-la-Deu Martins, mulher do capitão-mor de Monção, Vasco Gomes de Abreu.
  • Após um longo cerco às muralhas de Monção, a fome reinava no interior da fortaleza, e começavam os habitantes a pensar em rendição. No entanto, Deu-La-Deu manda recolher o pouco trigo que existia pelas cercanias e manda cozer alguns pães. Lançando-os aos galegos, depressa a estratégia teve um efeito devastador nas hostes inimigas que julgaram estar a fazer um cerco a uma vila onde reinava a abundância.

1 comentário: