Uma palavra inicial para o Sheik David Munir pela sua simpatia e disponibilidade, quer no agendamento da visita quer a receber-nos (é dele a escrita em árabe do chamamento "Allah hu ackbar" no desenho abaixo).
Visitámos o templo num sábado e a pouca afluência facilitou-nos o desenho. Permitiu-nos circular sem incomodar (mas não quisemos perturbar e desenhar durante a oração). Fixei-me nos espaços ligados ao culto (o pátio central de distribuição, a sala da cerimónia de Wudu (purificação) e a sala da oração). A Manuela demorou-se nos detalhes (Aqui), tão absorta que não deu pelo muezzin que, mesmo nas suas costas, veio chamar para a oração no microfone "Allah hu ackbar", alto e bom som. Saímos logo da sala.
A maioria dos crentes descalça-se à porta da sala de oração e entra directamente, mas alguns cumprem o ritual de purificação e lavam os pés, as mãos e a cara, na sala própria cheia de bancos que depois comunica directamente com a sala de oração.
No final, em conversa com o Sheik Munir, demos conta de muitos pontos de contacto do Islão com o Cristianismo (por exemplo alguns profetas comuns e o anjo Gabriel).
Como seria de esperar, muito ficou por desenhar e com vontade de voltar. A porta ficou aberta. A todos.
Adoro os desenhos, mas as histórias são uma partilha única! Obrigada!
ResponderEliminarQue óptimo post Luís!
ResponderEliminarQue bela reportagem, gostei muito!
ResponderEliminarBeeeeeem! Que desenhos!!!! Fabulosos. Qd fui ao local do último desenho pensei para mim: isto é impossível de desenhar!
ResponderEliminarMas conseguiste :D
Grandes desenhos! A expo promete. Abe
Fantásticos. Tenho que colocar os que fiz na Mesquita Baitul Mukarram.
ResponderEliminarI am so much excited after reading your blog. Your blog is very much innovative and much
ResponderEliminarhttp://awriter.org/ helpful for any industry as well as for person.
Incriveis!
ResponderEliminarIncriveis!
ResponderEliminar