sexta-feira, 24 de maio de 2013

Workshop "Lisboa Panorâmica" / take 2

A segunda parte do workshop ocorreu a 5 de Maio, e levou-nos a percorrer a linha de cumeada que liga alguns dos miradouros menos conhecidos, da Penha de França à Graça.
Para esta sessão, motivado pelo tema panorâmico, resolvi experimentar o formato em harmónio: peguei em bocados de papel-cenário e colei-os numa tira de 145 x 13,5 cm dobrada em 9 partes de 16 cm. E deu-me um gozo imenso construir a sequência, desenho a desenho, variando as técnicas conforme os desafios do Richard e, no final, descobrir que o conjunto ganha pela coexistência das partes.



Para mim o workshop inicia-se sempre logo no metro a caminho do ponto de encontro. Engraçado como o traço muda logo por usar esferográfica, em vez da minha habitual caneta de gel.



Começámos no miradouro junto ao depósito da EPAL da Penha de França, onde foi pedido registar a panorâmica demorando-nos nos edifícios mais destacados com recurso a diversos materiais.


Seguimos depois para o miradouro do Monte Agudo, para representar o que víamos apenas com 2 tons de vermelho e 2 de verde.

Seguiu-se o miradouro da Senhora do Monte, local onde se almoçou; aproveitei para fixar um pequeno apontamento antes de abraçar o novo desafio do Richard Câmara: um desenho cego. Sobre uma mancha de aguarela genérica (ainda a olhar), temos que fixar algo e percorrê-lo mentalmente procurando que a mão acompanhe. A seguir a uma primeira tentativa algo desmotivante, repeti o desafio agora olhando apenas quando iniciava um novo elemento. Sem dúvida uma ginástica para agilizar o automatismo mente/mão.



Sempre a pé, terminámos o percurso no miradouro das Portas do Sol, invadido por hordas de turistas atraídos pelas vistas privilegiadas, a que se juntou um magote de estranhos seres de blocos em punho. E aí foi pedido que usássemos 2 feltros contrastantes, um para o primeiro plano, e outro para o fundo,

E pronto, terminado o workshop, rematei com o último já no metro.




quinta-feira, 16 de maio de 2013

Workshop "Lisboa Panorâmica" / take 1

Mais um workshop do Richard Câmara, com o tema "Lisboa Panorâmica", perseguindo as vistas rasgadas sobre esta cidade fantástica. Teve a novidade de começar à noite, na sexta de 18 de Janeiro, dia de grande temporal que pôs à prova alguns corajosos (e alguns blocos, literalmente empapados). Iniciámos no miradouro de S. Pedro de Alcântara  numa esplanada protegida, e seguimos depois para o passadiço adjacente ao Convento de Carmo. Para memória futura deixo o que sobra do desenho que aqui insisti em tentar acabar, mas que a chuva acabou por levar a melhor.
Continuou na manhã do dia seguinte, em ambiente mais protegido da intempérie, no restaurante panorâmico do Hotel Sheraton, no 30º piso. No entanto, as condições agrestes fizeram diferir o resto do workshop para data posterior, objecto do post a publicar seguidamente.









sexta-feira, 10 de maio de 2013

Férias 2012 / take 2

O sol voltou! E, junto com a vontade de sentir o seu calor, vem o desejo do tempo livre, do tempo para tudo, do tempo para desenhar, com tempo. E assim aqui ficam mais uns desenhos das férias do ano passado. Cabanas, Donaña, Cacela-a-Velha, Santiago do Cacém, Alqueva,...









segunda-feira, 6 de maio de 2013

36º Encontro Urban Sketchers Portugal

A minha estreia numa iniciativa dos Urban Sketchers Portugal, aqui sob o tema "As Ruas da Assembleia", e que terminará com uma exposição na Fundação Mário Soares. Calhou-me desenhar a Rua de São Bento, acima da Assembleia da República. Ainda demasiado "agarrado" aos detalhes, fiz 2 desenhos que consumiram o tempo e rematei com um registo rápido da Assembleia.






Sarau Gímnico de "O Baloiço"

Registo do último sarau da filhota no colégio "O Baloiço". Em vez das fotos, desta vez optei pelo caderno...




quarta-feira, 1 de maio de 2013

Comemorações do 25 de Abril na Falagueira

Acompanhei a filhota, que quis ir ver as amigas dançar nas comemorações do 25 de Abril, da Junta de Freguesia da Falagueira, na Amadora, e entretive-me a registar algumas das actuações, em cima de um simples estrado, envolto pelo cheiro das bifanas grelhadas e das pipocas.
Agrada-me imenso ver estas manifestações genuínas de cada comunidade e, além disso, perceber a diversidade de actividades a que se entregam e as faz reunirem-se ao longo da semana, independentemente da idade e, arrisco, do extracto social.